- objectivo puro;
- determinação inabalável;
- entrega total.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Gotículas caminhantes: a dualidade partícula-onda a nível macroscópico?

Uma gota largada sobre a superfície de um líquido oscilante pode acoplar-se com as ondas de superfície que são geradas e começar a propagar-se. O resultado é um objecto coerente macroscópico que associa a gota e as suas ondas, que designaremos por “gota caminhante”. Devido às suas ondas, as interacções mútuas entre estas gotas caminhantes, assim como as suas reacções ao ambiente circundante, têm características surpreendentes.

Massas e ondas são considerados elementos constitutivos da física clássica. A dualidade partícula-onda, que caracteriza o comportamento das partículas elementares, a uma escala microscópica, surge com a Física Quântica, a partir do início do século XX, com a primeira equação fundamental apresentada por Max Planck, em 1900, e a segunda equação fundamental apresentada por Louis de Broglie, em 1924, na sua tese de doutoramento, onde defendia que os electrões têm ondas associadas.

Até recentemente a dualidade onda-partícula não tinha sido observada numa escala macroscópica, pelo que massas e ondas são considerados objectos diferentes. Recentemente foi construída uma montagem experimental, baseada na física clássica, que consegue acoplar uma partícula material e uma onda. Exibe propriedades surpreendentes e algumas das suas características podem ser comparadas àquelas atribuídas à dualidade partícula-onda, da física quântica. O simples facto de tal comparação ser possível é, só por si, uma surpresa. Ler mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário